Escola de Educação Básica Dom Timóteo
Público alvo- 4 º ano
Disciplina – Matemática
Duração – 45 minutos
Escala Cuisenaire
O material Cuisenaire
foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire
É constituído por uma série de barras de madeira, sem divisão
em unidades e com tamanhos variando de uma até dez unidades. Que da 241
barras de madeira,
cada tamanho
corresponde a uma cor específica.
Justificativa
Permitir que a aprendizagem se processe através da
descoberta por “ensaio e erro”, tornando a criança um agente ativo desse
processo.
Os números são representados por grandezas contínuas.
Auxilia na compreensão da sucessão de números
naturais,
os conceitos trabalhados são: sucessor, antecessor, estar entre, antes de,
depois de, maior e menor
Objetivos
Desenvolver a coordenação viso motora
discriminar cores, tamanhos
Metodologia
Pedi que os alunos pequem o material e separem uma barra de cada cor. Comparem
e verifiquem o tamanho de cada barra. Converse com seu amigo e descubra qual é
a barra “menor”. Comece a montar “uma escada”, isto é, coloque as barras uma ao
lado da outra, formando os “degraus de sua escada”, de acordo com o tamanho,
começando da menor para a maior.
Fazer as perguntas:
Fazer as perguntas:
uma barra maior que a barra azul ; uma barra maior que a
barra verde clara; uma barra menor que a barra amarela; uma barra menor que a
barra castanha; a s barras maiores que a barra preta; as barras menores que a
barra rosa;
uma barra menor que a barra amarela e por vai!
Professora Marileica
Nenhum comentário:
Postar um comentário