Seguidores

Estados.. Cidades... Online

Você é o visitante:

Web Page Counter

sábado, 30 de março de 2013

Trabalhando com a Escala Cuisenaire



Escola de Educação Básica Dom Timóteo 


Público alvo- 4 º ano
Disciplina – Matemática 


Duração – 45 minutos

Escala Cuisenaire
 O material Cuisenaire foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire

É constituído por uma série de barras de madeira, sem divisão em unidades e com tamanhos variando de uma até dez unidades. Que da  241 barras de madeira,
cada tamanho corresponde a uma cor específica.

Justificativa

Permitir que a aprendizagem se processe através da descoberta por “ensaio e erro”, tornando a criança um agente ativo desse processo. 
Os números são representados por grandezas contínuas.

Auxilia na compreensão da sucessão de números naturais,  os conceitos trabalhados são: sucessor, antecessor, estar entre, antes de, depois de, maior e menor


Objetivos 
 
Desenvolver a coordenação viso motora
discriminar cores, tamanhos

Metodologia


Pedi que os alunos pequem  o material e separem uma barra de cada cor. Comparem e verifiquem o tamanho de cada barra. Converse com seu amigo e descubra qual é a barra “menor”. Comece a montar “uma escada”, isto é, coloque as barras uma ao lado da outra, formando os “degraus de sua escada”, de acordo com o tamanho, começando da menor para a maior.
  Fazer as perguntas:
uma barra maior que a barra azul ; uma barra maior que a barra verde clara; uma barra menor que a barra amarela; uma barra menor que a barra castanha; a s barras maiores que a barra preta; as barras menores que a barra rosa;
uma barra menor que a barra amarela e por vai!


















Professora Marileica

Nenhum comentário:

Postar um comentário