Escola de Educação Básica Dom Timóteo
Público alvo- 2º ao 4 º ano
Disciplina – Língua Portuguesa
Duração – uma semana
Justificativa
Aproxima as crianças do universo
escrito para que elas possam manuseá-los, para assim adquirir novos conhecimentos.
O dicionário pode ser introduzido logo no ciclo inicial da alfabetização, logo se
torna um excelente aliado desde as séries iniciais.
Objetivo Geral
Desenvolver nas crianças o hábito e o gosto pela leitura e fazer
perceber a sua importância numa sociedade letrada.
Objetivos específicos para essa aula
Reconhecer a ordem alfabética e a sua função
Identificar cada letra pelo nome e encaixá-la corretamente na sequência
alfabética;
Aprender a descobrir o
significado mais preciso de uma palavra:
Localizar um verbete no dicionário
Fazer a distinção entre letras, vogais, consoantes e a ordem das letras
numa palavra.
Enriquecer seu vocabulário através da oralidade
Trabalhar separação de sílabas
Metodologia
Em primeiro lugar, é importante ensinar aos alunos os motivos pelos
quais eles precisam consultar um dicionário, como verificar a ortografia da
palavra, a separação de suas sílabas, seu significado e os diversos usos de uma
mesma palavra.
A partir daí, a consulta ao dicionário foi ensinada.
Agora que as crianças já
vivenciaram atividades com a ordem alfabética foi proposto que encontrem o significado das palavras no
dicionário
Pedi que as crianças pesquisem nomes de diferentes animais, de objetos de A à Z:
Pedi que as crianças pesquisem palavra
com as sílabas diferenciadas.
E assim por diante !
Alguns momentos !!!
Professora responsável
Marileica Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário