Seguidores

Estados.. Cidades... Online

Você é o visitante:

Web Page Counter

sábado, 18 de maio de 2013

Usando o dicionário como recurso didático, para auxiliar os alunos na leitura e na escrita


Escola de Educação Básica Dom Timóteo


Público alvo-  2º  ao 4 º ano
Disciplina – Língua  Portuguesa
Duração – uma semana



Justificativa

Aproxima as crianças  do universo escrito para que elas possam manuseá-los, para assim adquirir novos conhecimentos. O dicionário pode ser introduzido logo no ciclo inicial da alfabetização, logo se torna um excelente aliado desde as séries iniciais.

Objetivo Geral

Desenvolver nas crianças o hábito e o gosto pela leitura e fazer perceber a sua importância numa sociedade letrada.

Objetivos específicos para essa aula

Reconhecer a ordem alfabética e a sua função
Identificar cada letra pelo nome e encaixá-la corretamente na sequência alfabética;
Aprender  a descobrir o significado mais preciso de uma palavra:
Localizar um verbete no dicionário
Fazer a distinção entre letras, vogais, consoantes e a ordem das letras numa palavra.
Enriquecer seu vocabulário através da oralidade
Trabalhar separação de sílabas 

Metodologia

Em primeiro lugar, é importante ensinar aos alunos os motivos pelos quais eles precisam consultar um dicionário, como verificar a ortografia da palavra, a separação de suas sílabas, seu significado e os diversos usos de uma mesma palavra.
A partir daí, a consulta ao dicionário foi  ensinada.
Agora que as crianças  já vivenciaram atividades com a ordem alfabética  foi proposto  que encontrem o significado das palavras no dicionário
Pedi que as crianças pesquisem  nomes de diferentes animais, de objetos  de A à Z:
Pedi que as crianças pesquisem  palavra com as sílabas  diferenciadas.

E assim por diante !


Alguns momentos !!!




























Professora responsável
 Marileica Chaves 



Nenhum comentário:

Postar um comentário