O
termo autismo
Se
refere às características de isolamento e auto concentração das crianças.
O
autista possui uma incapacidade inata
para estabelecer relações afetivas, bem como para responder aos
estímulos do meio, tem grande
dificuldade que os autistas têm em relação à expressão das emoções.
O
que é?
É
uma alteração "cerebral" / "comportamental" que afecta a
capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder
apropriadamente ao ambiente que a rodeia.
Causas:
As
causas são desconhecidas apesar das investigações e estudos feitos.
Podem
se passar anos antes que a família perceba que há algo errado
Nessas
ocasiões os parentes e amigos muitas vezes reforçam a idéia de que não há nada
errado, dizendo que cada criança tem seu próprio jeito. Infelizmente isso atrasa
o início de uma educação especial, pois quanto antes se inicia o tratamento,
melhor é o resultado
Manifestações
sociais
Muitas
vezes o início é normal, quando bebê estabelece contato visual, agarra um dedo,
olha na direção de onde vem uma voz e até sorri.
A
mais simples troca de afeto é muito difícil, como, por exemplo, o próprio olhar
nos olhos que é uma das primeiras formas de estabelecimento de contato afetivo.
Toda manifestação de afeto é ignorada, os abraços são simplesmente permitidos
mas não correspondidos.
Fica
de olho na manifestações de desagrado quando os pais saem
ou alegria quando volta para casa.
As
crianças com autismo levam mais tempo para aprenderem o que os outros sentem ou
pensam, como, por exemplo, saber que a outra pessoa está satisfeita porque deu
um sorriso ou pela sua expressão ou gesticulação.
Além
da dificuldade de interação social, comportamentos agressivos são comuns
especialmente quando estão em ambientes estranhos ou quando se sentem
frustradas
Características
comuns do autista:
Tem
dificuldade em estabelecer contato com os olhos,
Parece
surdo, apesar de não o ser,
Pode
começar a desenvolver a linguagem mas repentinamente ela é completamente
interrompida.
Age
como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros,
Por
vezes ataca e fere outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso,
Costuma
estar inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas,
Não
explora o ambiente e as novidades e costuma restringir-se e fixar-se em poucas
coisas,
Apresenta
certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se,
Cheira,
morde ou lambe os brinquedos e ou roupas,
Mostra-se
insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente
Etc.
Diagnóstico
Não
há testes laboratoriais ou de imagem que possam diagnosticar o autismo. Assim o
diagnóstico deve feito clinicamente, pela entrevista e histórico do paciente,
sempre sendo diferenciados de surdez, problemas neurológicos e retardo mental.
Uma vez feito o diagnóstico a criança deve ser encaminhada para um profissional
especializado em autismo, este se encarregará de confirmar ou negar o
diagnóstico. Apesar do diagnóstico do autismo não poder ser confirmado por
exames as doenças que se assemelham ao autismo podem. Assim vários testes e
exames podem ser realizados com a finalidade de descartar os outros
diagnósticos.
Tratamentos
Na verdade não há
propriamente um tratamento, o que há é um treinamento para o desenvolvimento de
uma vida tão independente quanto possível.
Os tratamentos
passam por uma estimulação constante e por um apoio como forma de estimular e fazer com que a
criança interaja com o ambiente, com as pessoas e com outras crianças.
Hoje mais do que
antigamente há recursos para tornar as crianças autistas o mais independente
possível.
A intervenção
precoce, a educação especial, o suporte familiar e em alguns casos medicações
ajudam cada vez mais no aprimoramento da educação de crianças autistas.
A educação especial
pode expandir suas capacidades de aprendizado, comunicação e relacionamento com
os outros enquanto diminui a freqüência das crises de agitação. Enquanto não há
perspectiva de cura podemos desde já melhorar o que temos, o desenvolvimento da
qualidade de vida de nossas crianças autistas
Basicamente a
técnica mais usada é a comportamental, além dela, programas de orientação aos
pais. Quanto aos procedimentos são igualmente indispensáveis, pois os pais são
os primeiros professores. Uma das principais tarefas dos pais é a escolha de um
local para o treinamento do filho com autismo.
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