Escola de Educação Básica Dom Timóteo
Público alvo- 3 º ano
Disciplina – Matemática
Material Dourado
Disciplina – Matemática
Duração – 45 minutos
O Material Dourado destina-se a
atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de
numeração, idealizados pela médica e educadora italiana Maria
Montessori
Justificativa
Trabalhar com material concreto melhora a aprendizagem, pois facilita a percepção dos processos de construção do sistema decimal, é de grande valor para os alunos das series
iniciais, a
construção do conhecimento a partir de uma situação lúdica, uma vez
que as crianças podem manusear as peças e testar diferentes hipóteses
para chegar a construção do saber
Objetivos
Incentivar a concentração, a imaginação e a criatividade.
Desenvolver o raciocínio, estimular a percepção
| ||
Metodologia
Sugeri que o aluno brinque
livremente com as peças, sem regras a fim de conhecê-las... Explorar o
Material Dourado com o intuito de que eles identifiquem as relações
numéricas entre as peças.
Foi apresentada as peças que formam o
material e fale o nome de cada uma deles, mostre o cubinho,a
barra, a placa e o cubo.
O cubinho vale uma unidade, a barra vale 10
unidades ou uma dezena..
Peça que cubram totalmente uma barra usando
somente cubinhos.
Em seguida questiona:
Quantos cubinhos são necessários
para cobrir uma barra?
Agora, peça que cubram totalmente uma placa
usando somente barras.
Dê um tempo para que executem seu pedido e
questione:
quantas barras são necessárias para cobrir totalmente uma
placa?.
E por aí vai!!!!!
Professora - Marileica
Nenhum comentário:
Postar um comentário